quinta-feira, 26 de julho de 2012

Picos de Europa 2012 - IV

4º Dia: Cangas de Onis -> Lagos de Enol e Ercina -> Puerto del Pontón -> Riaño -> Chaves -> Viseu

Acordar mais cedo, e arrancar em direção a Covadonga (cerca de 10 minutos) e depois 12 Km’s de curvas fantásticas até aos Lagos. Na estrada algumas surpresas bem identificadas: gado bravo, pois os bois e as vacas são reis e senhoras daquelas estradas. Uma paragem forçada de 1 minuto por causa do gado, que se resolveu com “un coche” mais apressado e que obrigou literalmente o gado a encostar-se à berma. Aproveitámos para passar.
Passagem pelo Mirador de la Reina, mas sem paragem, pois o nevoeiro era tanto que não se via nada mesmo. Chegados aos Lagos, vistas deslumbrantes. Solinho, já com alguns carros e muitos caminhantes no local. Uma visita aos arredores do lago, umas fotos e apreciar o cimo de um pico ainda com neve. Maravilhoso.
Aproveitámos e tomámos um pequeno-almoço, pois íamos prevenidos para o caso de não haver nada aberto, dado que os horários espanhóis são diferentes. Mas ali não, até tomámos um “café solo”.
O nevoeiro voltou a cair, mas felizmente rapidamente se dissipou, e mais umas fotos e arregalar as vistas, encher a memória de imagens fantásticas, com o gado ali mesmo ao pé de nós, a circular livremente. Apenas um senão: aquele alcatrão ecológico que este gado larga pode assustar e prejudicar os mais incautos, sobretudo se não tiverem calçado de reserva.
No regresso a Covadonga, agora sim, paragem no Mirador de la Reina, com vistas fantásticas e claro, a companhia das vaquinhas e seus vitelos.
Covadonga com nova paragem para um momento de reflexão e recolha pessoal, e seguimos para Cangas de Onis onde atestámos os ferros e visitamos a feira semanal local. Compras de última hora, incluindo uns “embutidos, quesos, pan, sidra, etc… dado que a viagem ainda era longa.
Montados nos ferros, eis que iniciamos a última parte do nosso percurso pelos Picos de Europa: “Desfiladero de los Beyos”. Simplesmente magnífico. Mais uma vez, as fotos falam por si. E os Picos a ficarem para trás... não sem antes umas paragens merecidas.
Almoço previsto para Riaño e foi mesmo assim: paragem com vista para o lago, sombrinha, comidinha na mesa, encher ligeiramente (lol) a barriguinha, e um pequeno descanso.
Depois, foi regressar pelo mesmo caminho até Benavente, e em vez de regressar por Zamora e Salamanca, optámos pela fronteira de Chaves, seguindo sempre por “autovia” até Portugal.

A entrada em Portugal não tem sequer fronteira física, dado que a A75 espanhola entra literalmente dentro da A24 portuguesa.

Chegados finalmente a casa no final do dia, com 4 dias bem preenchidos, cansados fisicamente, mas com muitas memórias e vontade de regressar assim que possível.

2 comentários:

  1. Amigos... adorei conhecer o vosso blog...
    Gostei bastante das vossas partilhas...
    Sem dúvida os Picos da Europa são um sítio que fica cá dentro... com paisagens fantásticas e inesquecíveis...
    Um sítio para voltar uma e duas vezes...
    Beijinhos e venham mais relatos fantásticos...
    Boas viagens...

    ResponderEliminar
  2. Fabuloso. E eu a andar na net a ver imagens e dei com as vossas. Estou ansioso para conhecer os Picos. Com chuva e tudo.

    Gostei muito do vosso blog. Parabéns e espero vir a ler muito mais das vossas aventuras.

    Abraços e Bjs
    Jonas

    ResponderEliminar