quinta-feira, 26 de julho de 2012

Picos da Europa 2012 - II

2º Dia: Boca de Huérgano -> Caín -> Fuente Dé -> Potes -> Panes

Depois de uma noite bem dormida, arrumar as “tralhas”, tomar o pequeno-almoço, umas fotos matinais, e partir para uma longa jornada nos Picos propriamente ditos.
Rumámos em direção a Caín (aldeia sugerida pelo nosso amigo Bruno Coelho, obrigado) e que recomendamos a qualquer visitante: paisagens fantásticas, estrada muito boa, apenas atenção a alguns estreitamentos dado que há algum trânsito. Vale bem a pena percorrer dezenas de Km’s e ter de regressar pelo mesmo caminho. É aqui em Caín que muitas pessoas pretendem efetuar a famosa caminha da “Ruta del Cares” até Poncebos (cerca de 12 Km’s), com vistas e passagens em lugares únicos.
Quando regressar, será para fazer, pelo menos, uma parte deste percurso a pé, senão mesmo todo.





Depois desta paragem, a viagem de regresso foi fantástica, dado que na ida não se apreciou a paisagem longínqua devido ao nevoeiro, mas no regresso, o sol brindou-nos com visões fantásticas. Na continuação da nossa jornada, novo "ataque" de nevoeiro cerrado, pelo que alguns pontos de observação da belíssima paisagem foram descartados.
Potes era o nosso destino para um almoço rápido, e cumprimos num jardinzinho local, com outros turistas a fazerem o mesmo.


Recompostos, fomos até Fuente Dé, onde a aventura de andar de teleférico nos esperava. As minhas vertigens crónicas ainda fizeram fraquejar as pernas momentos antes de entrar na cabine, mas depois de lá estar, só admirei as paisagens. Pena que lá em cima não se pudesse ver nada devido ao intenso nevoeiro, mas deu para perceber a imponência do local num dia vistoso.
A repetir seguramente.
Como o destino final seria Panes, o regresso obrigava a passar novamente por Potes, que sem dúvida merecia uma paragem prolongada. E assim foi, visita local a ruas e monumentos, e dado o aproximar da hora de jantar, decidimos comer antes de rumar a Panes.
Depois do jantar, montados nos ferros, fomos atestar os depósitos e percorrer mais uma estrada mítica: o “Desfiladero de La Hermida”. Brutal para se fazer de moto, a curvar a sério, com boa visibilidade.



Chegados a Panes, procurar dormida, e depois impunha-se uma visita noturna à localidade.

As fotos falam por si.

Sem comentários:

Enviar um comentário